Receber um diagnóstico de câncer de mama é sempre um desafio, principalmente quando vem caraterizado no exame de biópsia como invasivo.
O termo invasivo quer dizer que células malignas oriundas do epitélio da mama se proliferaram até romper a membrana basal e invadir o tecido ao redor dos ductos. Figura 1
Existem dois tipos mais comuns de câncer de mama invasivo:
Neste artigo vamos falar especificamente do carcinoma invasivo tipo não especial (Ductal SOE), até pouco tempo conhecido como carcinoma ductal invasor, aquele que se origina das células dos ductos mamários.
É o tipo mais comum de câncer de mama, representa cerca de 80% dos casos, e de acordo com as características das células podem ser classificados em:
Hoje o carcinoma mamário invasivo de tipo não especial pode ser considerado uma doença curável na maior parte das vezes, desde que tenha o diagnóstico precoce, tratamento rápido e adequado.
Um câncer de mama pode ser descoberto em estágios iniciais através de exames de rastreamento (mamografia / ultrassom / ressonância magnética) quando ainda não manifestam sinais ou sintomas na pessoa. Este é o cenário ideal, pois as chances de cura são maiores em lesões não palpáveis.
Pessoas que não têm o hábito de fazer os exames periodicamente devem ficar atentas para os possíveis sinais e sintomas abaixo:
As mulheres devem estar sempre atentas e fazer o autoexame das mamas. Toda ou qualquer alteração observada deve ser comunicada a um médico, de preferência nos dias de hoje um mastologista, mesmo que tenham realizado exames de mama há pouco tempo.
Referências:
https://www.breastcancer.org/types/invasive-ductal-carcinoma
Voltar